samedi 22 octobre 2011

Palácio de Justiça de Lausana

O Palácio de Justiça de Montbenon domina a vasta esplanada do mesmo nome, parque florido dos mais bonitos de Lausana e que, situado no cume da colina, proporciona uma bela vista sobre o lago Léman e os Alpes.Esta situação excepcional é devida à importância do monumento, construído entre 1881 e 1886 pelo arquitecto Benjamin Recordon para albergar o Tribunal Federal; a mais alta autoridade judiciária Suiça.
A arquitectura denota, ela também, a solenidade da função. Declinando um vocabulário decorativo inspirado na Renascença francesa, um corpo central massivo articula duas alas terminadas por pavilhões. As imponentes colunas acrescentam valor au aspecto pomposo que encontrámos no interior, nomeadamente na grande sala. A fachada é coroada de esculturas alegóricas representando a Força, a Helvétia e a Lei. Nos anos que se seguiram à sua construção, toda uma série de monumentos celebrando os emblemas do patriotismo vaudois e suíço foram instalados no parque: estelas, bustos, estátuas ou capelas diversas, adicionando assim à honra personalidades como Alexandre Vinet ou
Guilherme Tell. O palácio acolhe hoje o Tribunal de distrito. O Tribunal Federal foi transferido ao parc Mon-Repos nos anos 1920.