lundi 24 octobre 2011

O Castelo de Nyon

O Castelo de Nyon, fortaleza românica construída no XII° século e transformada no XVI°, está suberbamente situado em num promontório dominando o lago Léman. Ele acolhe desde 1888 o Museu histórico e das porcelanas que conserva uma importante colecção de porcelana produzidas no XVIII° século na célebre manufactura de Nyon.
O Castelo de Nyon foi desde sempre um edifício administrativo, tanto no tempo de Casa de Saboia que durante o domínio de Berna. O mesmo sucedeu quando a cidade de Nyon o comprou em 1803 : ela instalou os tribunais (até 1999), as prisões (até 1979) ou o museu (desde 1888). De 1999 a 2006, o monumento foi integralmente restaurado e é actualmente completamente acessível ao público.
A entrada permite o acesso, andar por andar, às salas de exposições temporárias e permanentes, às antigas celas e à armadura.
Um número elevado de retratos (pinturas ou fotografias) constitui um fio de Ariana através os andares : os "Nyonnais" dos tempos antigos recebem as visitas de hoje.
Quanto às porcelanas confeccionadas em Nyon entre 1781 et 1813, elas ocupam e são apresentadas num andar completo.
Enfim, o visitador pode contemplar, do terraço, a magnífica vista sobre o Léman e os Alpes e pode mesmo aceder ao pomar, que continua a funcionar como tal.